Diversidade, Desigualdades Sociais e Educação (DDSE)

Professores da linha

Adriano Vargas Freitas, Alessandra Schueler, Cecilia Fantinato, Claudia Alves, Elionaldo Julião, Hustana Vargas, Iolanda de Oliveira, José Antonio Miranda Sepúlveda, Maria de Fátima Costa de Paula, Marilia Etienne Arreguy, Osmar Fávero e Paulo César Rodrigues Carrano.

Ementa

Práticas sociais e educativas analisadas sob a perspectiva das Ciências Sociais, com atenção especial às diversas formas de desigualdades que se articulam nas dimensões de classe, raça, gênero e geração, em espaços e temporalidades diversas. A educação consideradacomo processo de construção social no qual se articulam imposições econômicas e simbólicas decorrentes da estrutura social e da participação dos agentessociais envolvidos. Eixos privilegiados: juventude e práticas sociais e educativas; negro e educação; relação escola-família; acesso e permanência aos níveis escolares; educação de jovens e adultos; etnomatemática e educação; psicanálise e educação; políticas para a educação superior; controle social, educação e produção de subjetividade; historicidade e historiografia dos projetos educativos e dos processos de escolarização.

ap-feuff