Intercâmbios

Em construção.

Equipe

Secretaria: Fátima Rocha, Cristiano Ferreira de Barros, Filipe Vidal de Souza e Mariana Linhares Pereira Resende.

Horário de atendimento ao público: de 10h às 18h

Informações administrativas e acadêmicas: (21) 2629-2696

E-mails exclusivos de contatos administrativos:

- Solicitações diversas (declarações, históricos, agendamentos, etc.): O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.

- Solicitações de apoio: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.

- Orientações de bolsistas: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.

- Matrículas e Inscrições em Disciplinas: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.

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Coordenação

A Coordenação do Programa é exercida por um Coordenador e um Sub-coordenador, com titulação de Doutor ou Livre Docente escolhidos dentre os membros do Colegiado e pertencentes ao quadro permanente da Universidade (Regimento, Título II, Capítulo II, Art. 8)

Contato Exclusivamente Institucional: (21) 2629-2697 - O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.

 

Atual Gestão - Desde Ago/2017

Coordenador - Prof. Dr. Jorge Nassim Vieira Najjar

Vice-coordenador - Prof. Dr. Marcos Marques de Oliveira

 

Gestão - Ago/2015-Jul/2017

Coordenador - Prof. Dr. Marcos Marques de Oliveira
Vice-coordenadora - Profa. Dra. Hustana Vargas

 

Gestão - Ago/2013-Jul/2015

Coordenadora - Profa. Dra. Cláudia Alves
Vice-coordenador - Prof. Dr. José Roberto Bernardo

Linhas de Pesquisa

A partir de 1998, o Programa enfatizou, tanto no Mestrado quanto no Doutorado, a estruturação das atividades de pesquisa agrupadas em Campos de Confluência, que abrigavam 13 linhas de pesquisa, nas quais se organizavam os professores e os pós-graduandos. Seminários internos promovidos nos anos de 2013 e 2014 levaram à decisão de adotar somente a organização em Linhas de Pesquisa, agrupadas em 7 denominações que contemplam as áreas temáticas e abordagens teórico-metodológicas das pesquisas realizadas por professores e alunos.

Ciência, Cultura e Educação (CCE)

Ênfases - Didáticas das Ciências, Formação de Professores de Ciências.

Professores – Everardo Paiva de Andrade, José Roberto da Rocha Bernardo, Sandra Escovedo Selles, Shaula Maíra Vicentini de Sampaio.

Novos Docentes - Bruno Alves Dassie, Dinah Vasconcellos Terra, Flávia dos Santos Soares, Maria Jacqueline Girão, Mariana Lima Vilela e Mônica Vasconcellos de Oliveira Farias.

 

Diversidade, Desigualdades Sociais e Educação (DDSE)

Ênfases - História social da educação, Classes Sociais, Gênero. Raça e Educação, Práticas Sociais e Educativas de Jovens e Adultos.

Professores – Alessandra Schueler, Claudia Alves, Elionaldo Julião, Hustana Maria Vargas, Iolanda de Oliveira, Maria Cecíla Fantinato, Maria de Fátima Costa de Paula, Marilia Etienne Erruguy, Osmar Fávero, Paulo Carrano.

Novos Docentes: Adriano Vargas Freitas e José Antonio Miranda Sepúlveda.

 

Estudos do Cotidiano e da Educação Popular (ECEP)

Ênfases - Cotidiano da Escola e dos Movimentos Populares, Alfabetização dos alunos e alunas das classes populares, 

Professores – Carmen Pérez, Maria Teresa Esteban, Mary Rangel.

Novos Docentes: José Valter Pereira, Margareth Martins de Araújo, Nívea Maria de Silva Andrade e Tânia Mara Pedroso Müller.

 

Filosofia, Estética e Sociedade (FES)

Ênfases - Filosofia, Estética e Sociedade. 

Professores – Giovanni Semeraro, Marcos Marques, Martha D'Angelo, Ronaldo Rosas Reis.

Novo Docente: Carlos Eduardo Rebuá Oliveira.

 

Linguagem, Cultura e Processos Formativos (LCPF)

Ênfases - Produção de subjetividades e conhecimentos em suas relações com processos educativos e culturais, Processos de produção de linguagem, identidades culturais e práticas educativas.

Professores – Cecília Goulart, Eda Henriques, Jader Janer, Luciana Ostetto, Marisol Barenco, Zoia Prestes.

Novos Docentes: Luciana Gageiro Coutinho, Maria Angélica Augusto de Mello Pisetta e Mylene Cristina Santiago. 

 

Políticas, Educação, Formação e Sociedade (PEFS)

Ênfases - Avaliação de políticas e financiamento da educação, Filosofia Política e Processos Históricos em Educação, Formação de Profissionais de Educação.

Professores –  Iduína Chaves, Jésus de Alvarenga Bastos, Jorge Najjar,  Valdelúcia Costa, Waldeck Carneiro.

Novos Docentes: Flávia Monteiro de Barros Araújo, Igor Vinícius Lima Valentim e Pablo Silva M. Bispo dos Santos.

 

Trabalho-Educação (TE)

Ênfases - Reconstrução histórica da relação Trabalho e Educação, O mundo do Trabalho e a Formação Humana.

Professores – Eunice Trein, Lia Tiriba; Maria Ciavatta; Sonia Maria Rummert, Zuleide Simas da Silveira.

Novo Docente: Jacqueline Pereira Ventura.

Corpo Docente

Alessandra Frota Schueler (credenciada mestrado e doutorado)
http://lattes.cnpq.br/4995163093041019

Arlette Gasparello (credenciada mestrado e doutorado)
http://lattes.cnpq.br/2251014873203969

Carmen Pérez (credenciada mestrado e doutorado)
http://lattes.cnpq.br/0646181238100482

Cecília Goulart (credenciada mestrado e doutorado)
http://lattes.cnpq.br/7013025607404092

Célia Linhares (credenciada mestrado e doutorado)
http://lattes.cnpq.br/7281306371405447

Claúdia Alves (credenciada mestrado e doutorado)
http://lattes.cnpq.br/8886741010405574

Eda Henriques (credenciada mestrado e doutorado)
http://lattes.cnpq.br/1978216840303181

Elionaldo Fernandes Julião (credenciado mestrado)
http://lattes.cnpq.br/8517681757007026  

Eunice Trein (credenciada mestrado)
http://lattes.cnpq.br/0766029731919114

Everardo Paiva de Andrade (credenciado mestrado)
http://lattes.cnpq.br/4075651020233989

Giovanni Semeraro (credenciado mestrado e doutorado)
http://lattes.cnpq.br/6956417347930716

Hustana Maria Vargas (credenciada mestrado)
http://lattes.cnpq.br/4879108966542593 

Iolanda Eustáquio de Oliveira (credenciada mestrado e doutorado)
http://lattes.cnpq.br/0320659276314345

Iduína Mont´Alverne Chaves (credenciada mestrado e doutorado)
http://lattes.cnpq.br/0529668302505342

Jader Janner (credenciado mestrado e doutorado)
http://lattes.cnpq.br/4297078672618566

Jésus de Alvarenga Bastos (credenciado mestrado e doutorado)
http://lattes.cnpq.br/1359965361327466 

Jorge Nassin Vieira Najjar (credenciada mestrado e doutorado)
http://lattes.cnpq.br/9347392496995337

José Roberto da Rocha Bernardo (credenciado mestrado)
http://lattes.cnpq.br/5591902114392229 

José dos Santos Rodrigues (credenciado mestrado e doutorado)
http://lattes.cnpq.br/3949754810250124

Léa Pinheiro Paixão (credenciada mestrado e doutorado)
http://lattes.cnpq.br/0294566315883235

Lia Tiriba (credenciada mestrado e doutorado)
http://lattes.cnpq.br/2006259738336754

Luciana Ostetto (credenciada mestrado)
http://lattes.cnpq.br/7470127128501920

Marcos Marques de Oliveira (credenciado mestrado)
http://lattes.cnpq.br/3952286468152214

Marcus Vinicius Corrêa Carvalho (credenciado mestrado)
http://lattes.cnpq.br/6944433333151236

Maria Cecília Fantinato (credenciada mestrado e doutorado)
http://lattes.cnpq.br/8341268660622707 

Maria Ciavatta (credenciada mestrado e doutorado)
http://lattes.cnpq.br/5368554854684382

Maria de Fátima Costa de Paula (credenciada mestrado e doutorado)
http://lattes.cnpq.br/6778750204085360

Maria Teresa Esteban do Valle (credenciada mestrado e doutorado)
http://lattes.cnpq.br/9777735988809472 

Marília Etienne Arreguy (credenciada mestrado)
http://lattes.cnpq.br/0581161263387373

Marisol Barenco de Mello (credenciada mestrado e doutorado)
http://lattes.cnpq.br/5491565846910379 

Martha D'Ângelo (credenciada mestrado e doutorado)
http://lattes.cnpq.br/2130283632932558

Mary Rangel (credenciada mestrado e doutorado)
http://lattes.cnpq.br/2173146648220598

Osmar Fávero (credenciado mestrado e doutorado)
http://lattes.cnpq.br/8036529328259644

Paulo César Rodrigues Carrano (credenciado mestrado e doutorado)
http://lattes.cnpq.br/9106017105325057

Regina Leite Garcia (credenciada mestrado e doutorado)
http://lattes.cnpq.br/4656679866687369 

Ronaldo Rosas Reis (credenciado mestrado e doutorado)
http://lattes.cnpq.br/8261034900047785

Sandra Escovedo Selles (credenciada mestrado e doutorado)
http://lattes.cnpq.br/3684922991380169

Shaula Maíra Vicentini de Sampaio (credenciada mestrado)
http://lattes.cnpq.br/9742373808121966

Sônia Krapas (credenciada mestrado e doutorado)
http://lattes.cnpq.br/6603338149425402

Sonia Maria Rummert (credenciada mestrado e doutorado)
http://lattes.cnpq.br/9928452814893376

Tania de Vasconcelos (credenciada mestrado e doutorado)
http://lattes.cnpq.br/8474599651779122 

Valdelúcia Alves da Costa (credenciada mestrado e doutorado)
http://lattes.cnpq.br/3766561922402070 

Waldeck Carneiro (credenciado mestrado e doutorado)
http://lattes.cnpq.br/4129978776761994

Zoia Ribeiro Prestes (credenciada mestrado)
http://lattes.cnpq.br/1927800358488148

Zuleide Simas da Silveira (credenciada mestrado)
http://lattes.cnpq.br/8037763146233564

Sobre

Objetivos
 
O Programa de Pós-Graduação em Educação da UFF tem como objetivo geral a formação e o aprimoramento em alto nível de profissionais comprometidos com o avanço do conhecimento, no campo da educação, para o exercício de atividades de pesquisa e magistério superior.
São seus objetivos específicos: (i) possibilitar uma visão ampla, profunda e crítica da realidade educacional; (ii) estimular o desenvolvimento de atividades científicas, filosóficas e artísticas no campo educacional; e (iii) desenvolver, por meio de pesquisas e estudos, análises teóricas no campo educacional, bem como análises de práticas educativas, tanto no plano institucional como nos diversos movimentos sociais.
 
Histórico
 
O Programa de Pós-Graduação em Educação / UFF – Mestrado – foi credenciado pela Comissão de Pesquisa e Pós-Graduação da Universidade – COMPEG, em 03 de agosto de 1971. Quatro anos mais tarde, foi formalizada a criação do curso de Pós-Graduação em Educação com data retroativa a 3/08/1971. O curso de Doutorado, por sua vez, foi criado em 1995, refletindo uma consolidação da produção acumulada no curso de Mestrado e pelo esforço coletivo de professores e alunos. No ano de 2005 o Curso de Doutorado se reestrutura buscando ajustar alguns pontos para tornar mais efetiva a atual proposta do Programa que tem como marco os debates ocorridos no início nos anos de 1980, no contexto de uma ampla discussão na área educacional.
 
Estrutura e Recursos
 
O Programa de Pós-Graduação em Educação (POSEDUC) se organiza a partir da Coordenação do Programa, de um Colegiado, de uma Comissão de Representantes de Campos de Confluência e discentes (COMPÓS), da Comissão de Bolsas e da Representação Discente.
A Coordenação do Programa é exercida por um Coordenador e um Sub-Coordenador, com titulação de Doutor ou Livre Docente, escolhidos dentre os membros do Colegiado e pertencentes ao quadro permanente da Universidade. O Coordenador e o Sub-Coordenador são eleitos na forma definida no Regulamento Geral das Consultas Eleitorais, nomeados pelo Reitor nos termos do Regimento Geral da Universidade Federal Fluminense. Os mandatos do Coordenador e do Sub-Coordenador têm a duração de 4 (quatro) anos.
O Colegiado define as diretrizes administrativas e político-acadêmicas dos Cursos de Mestrado Acadêmico e de Doutorado. Este Colegiado é composto por todos os professores credenciados que tenham exercício regular no Programa de Pós-Graduação, nele desenvolvendo atividades de ensino, pesquisa, de orientação de dissertação e/ou tese; e pela representação discente do Mestrado Acadêmico e do Doutorado que totalize 1/5 (um quinto) desses professores, calculada à época da eleição dos representantes.
A COMPÓS é composta por 12 professores representantes, indicados pelos Campos de Confluência (06 titulares e 06 suplentes), 02 alunos representantes do Curso de Mestrado (01 titular e 01 suplente) e 02 alunos representantes do Curso do Doutorado (01 titular e 01 suplente). A COMPÓS não tem função deliberativa e sim propositiva – é de sua responsabilidade assessorar tanto o Colegiado, quanto à Coordenação do Programa formulando propostas a serem encaminhadas para a deliberação do Colegiado em suas reuniões ordinárias e extraordinárias e elaborar coletivamente a agenda política e acadêmica do Programa. A COMPÓS pode funcionar com sub-comissões voltadas para temas específicos, a fim de elaborar propostas e sugestões a serem encaminhadas ao Colegiado.
A Comissão de Bolsas é formada por seis membros: o Coordenador do Programa, que a preside, três professores cujos nomes são indicados pelo coordenador e referendados pelo Colegiado e por dois alunos indicados pelo corpo discente e referendados pelo Colegiado do Programa. Compete à Comissão: a) indicar os alunos que serão contemplados com bolsa; b) acompanhar o desempenho dos bolsistas, em especial, avaliando o relatório semestral das atividades e recomendando a renovação, a prorrogação ou cancelamento de bolsa; c) sugerir alterações das normas internas vigentes, submetendo-as ao Colegiado do Programa.
A Representação Discente é escolhida, mediante eleição, pelos alunos regularmente matriculados no Mestrado Acadêmico e no Doutorado. A organização do processo eleitoral caberá ao corpo discente, com assistência do Coordenador do Programa, ou de membro docente do Colegiado por ele delegado. O mandato dos membros do corpo discente que integram o Colegiado será de 1 (hum) ano, permitida a reeleição.
 
Recursos do Programa
 
O Programa de Pós-Graduação em Educação (POSEDUC) é financiado com os recursos CAPES/PROAP e conta também com verbas de receita própria, verbas ocasionais relacionadas a Convênios e Acordos de Cooperação com outras instituições públicas, além das taxas de bancada de Programas de Bolsas: recursos PROAP/CAPES (Programa de apoio à pós-graduação); verba de receita própria relacionada com as inscrições da seleção de mestrado e doutorado – Verba 250/UFF; verbas oriundas de Convênios e acordos de Cooperação e taxas de bancada de programas de bolsas (PQI e PRODOC).
O Programa possui resolução (Resolução n. 03/ 2005) que regulamenta critérios para o apoio financeiro de atividades de professores e alunos que cria critérios para a utilização de recursos financeiros do Programa.
 

ap-feuff